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A América Latina Males de Origem Portuguese Edition eBook Manoel Bomfim Darcy Ribeiro Franklin de Oliveira Azevedo Amaral



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Trata-se de uma das principais obras do historiador sergipano que, por tanto incomodar os conservadores, passou muitas décadas esquecido. Em seu ensaio, Darcy Ribeiro analisa o pioneirismo do autor na interpretação crítica da América Latina, e o prefácio de Franklin de Oliveira examina as razões do silêncio que o envolveu durante anos. Como destaca Antonio Candido, Manoel Bomfim prova que, na América Latina, o conservantismo, fruto do parasitismo, é o grande "mal de origem". Livro hoje reconhecido como clássico em nossa bibliografia sobre América Latina e Brasil, ganhou edição revista, com capa e diagramação novas, em comemoração ao Centenário de seu lançamento (1905).

A América Latina Males de Origem Portuguese Edition eBook Manoel Bomfim Darcy Ribeiro Franklin de Oliveira Azevedo Amaral

Here in Brazil, I read this good book. Please. This review is in English, but this book is 100% writen in Portuguese.
This book was writen in 1903, by Dr. Manoel Bomfim (1868- 1932).
Even so old, this book remains usefull and must be read as a classic of Latin American history and sociology.
This book has these main qualities:
1- This book is well organized.
2- The author hasn't any fear of telling what he thought about eugenics.
3- The conclusion of this good book remains actual because, Latin American and Brazilian culture changed very little, since 1903.
4- This book is clear. Parasitism, ignorance, corruption and incompetence, not Americans or Europeans are the real source of Latin American poverty.
Some great parts of this book:
1- Examine-se um orçamento como o do Brasil: o cômputo geral das despesas (1903) é de 300.000:000$000, dos quais apenas 47.000:000$00 são gastos em serviços de verdadeira utilidade pública. Tudo mais – duzentos e cinquenta e três mil contos – representam capítulos improdutivos, despesas de magnificência ou compromissos estéreis do passado; 15%, tão-somente, das despesas do Estado vão para serviços de interesse coletivo; 85% são consumidos, de uma forma ou de outra, com aparelhos e privativos do Estado, ou com as dívidas contraídas também no seu interesse, contra os da nação. (...) A receita é, quase toda, consumida por estas quatro rubricas – dívida pública, máquina pública, força pública, repartições fiscais. Se, ao menos, essa dívida pública representasse empréstimos contraídos para a realização de obras de interesse coletivo, melhoramentos, etc... Mas não; ela compreende empréstimos que foram devorados pelo Estado como renda ordinária.”
2- “Comprado ou vendido, o negro ou o índio era um capital: o chicote, o meio de crescer-lhe o juro, o recurso para que não se extraviasse. ‘Fazia-se ao negro o que não é lícito fazer a nenhuma espécie de gado.’ Ao moralista e ao sociólogo há de parecer impossível, ao ler as crônicas da escravidão, que entes humanos houvessem chegado ao estado de perversão moral característico e comum nos senhores de escravos. Não se trata de coisas passageiras, de ódios e cruezas que acompanhavam as lutas armadas. Não; é a abjeção moral definitiva, a perversidade e desumanidade permanentes: gerações e gerações de homens que viveram a martirizar, a devorar gerações de índios e de negros escravos – pela fome, o açoite, a fadiga... Não havia nada de humano nas relações entre senhor e escravo.”
3- “Citam-se os clássicos defeitos dos negros: submissão incondicional, frouxidão de vontade, docilidade servil... Tais qualidades são antes o efeito da situação em que os colocaram. Pensem na mísera condição desses desgraçados, que, jovens ainda, ignorantes, de inteligência embrionária, são arrancados ao seu meio natural e transportados a granel, nos porões infectos, transportados por entre ferros e açoites, a um outro mundo, à escravidão desumana e implacável! É como se, a nós, nos atirassem à Lua!”
I have to give four stars for this book, because of these main problems:
1- When talking about Indians and negroes, this book has a bias ever supporting they. For instance, Incas and Aztecs were cannibals and making human sacrifices, but this fact hasn't any place in this book. This book also has lies, about Paraguay under Solano Lopez.
2- The kindle ediction of this book hasn't pagination.
3- This book was writen in 1903 and it talks about things very, such as the Boer war (1899-1902).

Product details

  • File Size 4055 KB
  • Simultaneous Device Usage Unlimited
  • Publisher Topbooks Editora (February 14, 2017)
  • Publication Date February 14, 2017
  • Sold by  Digital Services LLC
  • Language Portuguese
  • ASIN B06WRSG77X

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Here in Brazil, I read this good book. Please. This review is in English, but this book is 100% writen in Portuguese.
This book was writen in 1903, by Dr. Manoel Bomfim (1868- 1932).
Even so old, this book remains usefull and must be read as a classic of Latin American history and sociology.
This book has these main qualities
1- This book is well organized.
2- The author hasn't any fear of telling what he thought about eugenics.
3- The conclusion of this good book remains actual because, Latin American and Brazilian culture changed very little, since 1903.
4- This book is clear. Parasitism, ignorance, corruption and incompetence, not Americans or Europeans are the real source of Latin American poverty.
Some great parts of this book
1- Examine-se um orçamento como o do Brasil o cômputo geral das despesas (1903) é de 300.000000$000, dos quais apenas 47.000000$00 são gastos em serviços de verdadeira utilidade pública. Tudo mais – duzentos e cinquenta e três mil contos – representam capítulos improdutivos, despesas de magnificência ou compromissos estéreis do passado; 15%, tão-somente, das despesas do Estado vão para serviços de interesse coletivo; 85% são consumidos, de uma forma ou de outra, com aparelhos e privativos do Estado, ou com as dívidas contraídas também no seu interesse, contra os da nação. (...) A receita é, quase toda, consumida por estas quatro rubricas – dívida pública, máquina pública, força pública, repartições fiscais. Se, ao menos, essa dívida pública representasse empréstimos contraídos para a realização de obras de interesse coletivo, melhoramentos, etc... Mas não; ela compreende empréstimos que foram devorados pelo Estado como renda ordinária.”
2- “Comprado ou vendido, o negro ou o índio era um capital o chicote, o meio de crescer-lhe o juro, o recurso para que não se extraviasse. ‘Fazia-se ao negro o que não é lícito fazer a nenhuma espécie de gado.’ Ao moralista e ao sociólogo há de parecer impossível, ao ler as crônicas da escravidão, que entes humanos houvessem chegado ao estado de perversão moral característico e comum nos senhores de escravos. Não se trata de coisas passageiras, de ódios e cruezas que acompanhavam as lutas armadas. Não; é a abjeção moral definitiva, a perversidade e desumanidade permanentes gerações e gerações de homens que viveram a martirizar, a devorar gerações de índios e de negros escravos – pela fome, o açoite, a fadiga... Não havia nada de humano nas relações entre senhor e escravo.”
3- “Citam-se os clássicos defeitos dos negros submissão incondicional, frouxidão de vontade, docilidade servil... Tais qualidades são antes o efeito da situação em que os colocaram. Pensem na mísera condição desses desgraçados, que, jovens ainda, ignorantes, de inteligência embrionária, são arrancados ao seu meio natural e transportados a granel, nos porões infectos, transportados por entre ferros e açoites, a um outro mundo, à escravidão desumana e implacável! É como se, a nós, nos atirassem à Lua!”
I have to give four stars for this book, because of these main problems
1- When talking about Indians and negroes, this book has a bias ever supporting they. For instance, Incas and Aztecs were cannibals and making human sacrifices, but this fact hasn't any place in this book. This book also has lies, about Paraguay under Solano Lopez.
2- The kindle ediction of this book hasn't pagination.
3- This book was writen in 1903 and it talks about things very, such as the Boer war (1899-1902).
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